Convite! Uma pesquisa para desvendar a sua paisagem de aprendizagem

LAR — Learning as a Revolution é um movimento fundado por mim e pelo Alexandre Santille para aproximar a aprendizagem das pessoas e das organizações.

Clara Bomfin Cecchini
3 min readMay 17, 2021

--

Já há alguns meses, estamos fazendo vários webinars, estudos e projetos.

Publicamos, em dezembro de 2020, o artigo A Cultura de Aprendizagem na Agenda do CEO, na Harvard Business Review Brasil.

Dando andamento à nossa investigação, há algumas semanas, o Alê fez uma pesquisa rápida no LinkedIn para saber a opinião das pessoas sobre o fator que mais influencia a aprendizagem no local de trabalho. Sem surpresas, a Cultura que apoia a aprendizagem apareceu com 65% das indicações.

Mas o que é isso afinal, “Cultura que apoia a aprendizagem”? Como ela acontece concretamente na vida das pessoas? Como podemos potencializá-la?

Movidos por essa inquietação, queremos pesquisar e aprender muito, de forma constante. Para ampliar o nosso alcance e ter insumos para criar respostas, estamos desenvolvendo uma pesquisa mais completa, com o objetivo de compreender a paisagem da aprendizagem que as pessoas vivenciam.

Por que paisagem? Porque queremos saber muito mais do que “como as pessoas aprendem”, “o que acham da aprendizagem nas suas empresas”; queremos investigar como se relacionam com a aprendizagem enquanto fluxo — aprendiz, disseminador, facilitador, parte de uma cultura de aprendizagem, de um contexto etc etc etc etc…

Nossa pesquisa, a ser lançada em breve, vai entregar aos respondentes insights individuais sobre o seu ecossistema de aprendizagem e também começar a ampliar a nossa visão sobre o território concreto.

O desenvolvimento do questionário está sendo ele mesmo um processo incrível de aprendizagem. Tornou-se uma forma de delimitar o que entendemos (no momento!) como a “paisagem da aprendizagem”. Estamos estudando e reunindo referências diversas abordagens para compor nosso universo: aprendizagem emergente, aprendizagem intencional, curiosidade, segurança psicológica, flow, tecnologias, processos, estruturas… como tudo isso se conecta na forma como vivemos e aprendemos?

Claramente esta não é uma pergunta que espera uma resposta, mas convida a um processo de investigação. Vamos compartilhar aos poucos essas referências e reflexões do processo com vocês por aqui para iniciar o debate, enquanto o questionário está no forno.

Se você quiser já se inscrever para participar da pesquisa, é só clicar aqui. Você receberá o convite em primeira mão!

Photo by Ken Cheung on Unsplash

--

--